Padel
O padel é uma das nossas paixões. Sendo um desporto recente,mas com um crescimento exponencial, uma das nossas apostas foi criar o campo “Smash & Chiquita” que estará aberto e disponível a todos os hóspede, convidados e membros do clube.
ACESSO CAMPO DE PADEL
Horário das 9.00h às 23.00h. acesso ao campo para todos em cima referidos requer pré-reserva quer on-line ou por telefone. (pagamento, se devido, efetuado no ato da reserva)
RESERVA , CHEGADA AO CAMPO E FINAL DO JOGO
• Obrigatório efetuar pré-reserva e dirigir-se diretamente à Receção/ou pessoa responsável para efetuar o check in
• Chegada ao campo não deve ser efetuada mais do que 15 minutos antes da hora
• Entre partidas, deve existir tempo para se proceder à higienização do campo, agradecemos que se cumpram os horários.
MATERIAL
Temos raquetes de padel devidamente higienizadas, que podemos disponibilizar e bolas de padel para venda.
Atenção às medidas especiais em época de Covid.
Curiosidades
O padel (ou pádel ou paddle) é uma das modalidades desportivas com história mais curta. Nasceu na década de 1970, depois de uma viagem do espanhol Alfonso de Hohenlohe ao México, em 1974, onde o seu amigo Enrique Corcuera havia criado uma derivação do ténis que o entusiasmou muito. Regressado à Europa, Hohenlohe dedicou-se a melhorar as regras do jogo, e construiu as duas primeiras pistas em Espanha, no Marbella Clube.
No ano seguinte (1975), o milionário argentino Júlio Menditengui também gostou tanto desta espécie de ténis que conseguiu fazer do padel o segundo desporto mais praticado no seu país, logo após o futebol, com mais de dois milhões de atletas e dez mil pistas construídas. Entretanto, este desporto alastrou-se por toda a América Latina, e também chegou aos EUA e Canadá.
Em Portugal, só nos finais dos anos 90 o padel ganha alguma expressão, com a construção de dois campos no Clube de Ténis de Vila Real de Santo António e três campos na Quinta da Marinha Clube de Ténis. O primeiro de todos tinha sido edificado pouco tempo antes, na capital, no Lisboa Racket Centre.
NOTA
O padel pode reclamar as suas origens nas tentativas feitas desde finais do século XIX, com os marinheiros ingleses a tentarem adaptar o ténis às condições exíguas dos navios, em alto-mar.
Como se joga
Semelhante ao ténis, o padel joga-se num campo retângulo de dez metros de largura por vinte metros de comprimento, dividido por uma rede com 90 centímetros de altura. A grande diferença é que existem paredes atrás dos jogadores e redes metálicas nas laterais, que funcionam como tabelas. O piso poderá ser de cimento poroso, materiais sintéticos ou relva artificial, de cor verde, azul ou terracota.
A bola é de borracha, com superfície uniforme, branca ou amarela, com diâmetro entre 6,35 e 6,77 centímetros e entre 56,0 e 59,4 gramas. As raquetas têm 45,5 centímetros de comprimento, 26 de largura e 38 milímetros de espessura, perfuradas por buracos de nove a treze milímetros de diâmetro, cada um, em toda a zona central. É obrigatório a utilização no punho da raquete de uma corda ou correia para prender ao pulso, como protecção contra acidentes.
O serviço é feito para os espaços demarcados (tal como no ténis) e o sistema de pontuação também é semelhante à modalidade de que deriva. A lógica do jogo é a mesma do ténis, alternando os elementos do par, com a «vantagem» de poder deixar a bola bater numa tabela depois de tocar no solo (onde também só pode bater uma vez). São permitidos vóleis (devolver a bola para o meio- campo adversário sem a deixar tocar no seu meio-campo), excepto no serviço.
Em 1992, nas instalações da Expo de Sevilha realizou-se o primeiro campeonato do mundo com a participação de onze países da América e da Europa.